Jovens da FGV mergulham no futuro da economia verde no Polo SEBRAE de Energias Renováveis 🌱⚡
21/10/25
Natal, 21 de outubro — Como será o futuro dos negócios sustentáveis no Brasil? Essa foi a pergunta que guiou a visita dos alunos da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV SP) ao Polo SEBRAE de Energias Renováveis, em uma imersão que uniu inovação, sustentabilidade e empreendedorismo.
Durante a experiência, estudantes dos cursos de Administração de Empresas, Administração Pública, Relações Internacionais, Direito e Economia conheceram de perto o ecossistema de inovação do Rio Grande do Norte — e descobriram como o empreendedorismo verde vem se tornando um dos grandes motores de crescimento da nova economia.
Os alunos tiveram acesso a um panorama completo sobre os desafios e oportunidades de negócio em energias renováveis e visitaram o Hub de Inovação do SENAI RN, um dos espaços mais avançados do país em tecnologias voltadas à transição energética.
Sustentabilidade que inspira e transforma
Para Lorena Roosevelt, gestora do Polo SEBRAE de Energias Renováveis, esse tipo de vivência é essencial para formar uma nova geração de profissionais conscientes e comprometidos com o futuro.
“Os pequenos negócios são protagonistas da economia verde no Brasil. Pensar no atendimento, na gestão e na sustentabilidade com esses empreendedores é pensar no futuro do planeta. A energia é um fator transversal a toda a economia — e as fontes renováveis são um elemento de virada para a eficiência dos negócios em diversos segmentos. Durante a visita, pude levar aos jovens da FGV os desafios e oportunidades no setor, dada as mudanças eminentes que o Brasil vivenciar.”, destacou.

Do aprendizado à prática: conhecendo exemplos reais de economia verde
Durante a visita, o grupo conheceu o projeto de Ostreicultura, apoiado pelo SEBRAE RN — um caso de sucesso que une desenvolvimento econômico e práticas sustentáveis de gestão. O empreendimento é referência estadual em economia verde e mostra, na prática, como é possível crescer com responsabilidade ambiental.
Para Fernanda Cassab Carreira, professora da FGV, a imersão foi uma oportunidade de ampliar o olhar sobre o futuro das carreiras e negócios sustentáveis no Brasil:
“O objetivo da viagem foi mostrar aos alunos a cadeia de empregos possíveis dentro da economia verde. Conhecer o Polo SEBRAE de Energias Renováveis, que é um exemplo de parceria estratégica com o setor, proporcionou uma visão 360º sobre sustentabilidade, inovação e geração de oportunidades”, afirmou.
O futuro da energia é colaborativo
A visita reforçou a missão do Polo SEBRAE de Energias Renováveis: fomentar a inovação, a transição energética e o empreendedorismo sustentável no estado do Rio Grande do Norte e em todo o Brasil.
Ao abrir suas portas para instituições de ensino e novos talentos, o Polo mostra que o futuro da energia limpa começa com o conhecimento compartilhado — e com pessoas dispostas a transformar o mundo com suas ideias.
💡 Quer saber mais sobre as ações do Polo SEBRAE de Energias Renováveis?
Acompanhe nossas iniciativas, eventos e histórias que estão impulsionando o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Norte e inspirando o Brasil a seguir o caminho da energia verde.
Veja também
Nova NR-10: o que muda a partir de 2027 e como isso afeta sua empresa de energia solar
Em 1º de junho de 2026, o Ministério do Trabalho e Emprego publicou a Portaria MTE nº 737/2026 e reescreveu […]
Leia mais
Armazenamento de energia no Brasil: o que muda com a Lei nº 15.269/2025 e a nova regulação da ANEEL
Em junho de 2026, a ANEEL aprovou, na 11ª Reunião Pública Ordinária, o marco regulatório definitivo para os Sistemas de […]
Leia mais
Energia solar fotovoltaica em 2026: o que o mercado chinês revela sobre o futuro do setor no Brasil
O Brasil caminha para encerrar o ano com 75,9 GW de capacidade de energia solar fotovoltaica em 2026 instalada, segundo […]
Leia mais
Comentários